Manter composteiras para a destinação do lixo orgânico e a produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida e promover o uso e o descarte corretos dos produtos de limpeza.
A Campanha “ Lixo no lixo” por uma escola mais limpa é essencial.
A coleta de pilhas e baterias deve ser feita. Trabalhar com os alunos a importância dessa coleta. A Secretaria de Meio Ambiente dará um destino a este resíduo. Toda sexta-feira a Secretaria de Meio Ambiente vai recolher as pilhas, baterias e qualquer lixo eletrônico. Vamos pedir para que os alunos tragam de suas residências.
Propor campanhas contra o desperdício de papel e importância dessa prática.
Fazer campanha para a coleta de papel. Toda sexta-feira a Secretaria de Meio Ambiente vai pegar na escola.
Recolhimento do óleo usado com data determinada para que possam ir buscar esse resíduo. O contêiner estará na escola. Vamos fazer campanha para a coleta de óleo. Toda sexta-feira a Secretaria de Meio Ambiente vai pegar na escola. Vamos pedir para que os alunos tragam de suas residências.
Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes, criar espaços para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais (jardins, canteiros, espaço com árvores, etc.), pois além de refrescar o ambiente, diminuir a poeira, aumentará a absorção de água da chuva.
Cada escola terá que ter uma horta, possibilitando assim um complemento saudável na merenda escolar. Essa iniciativa deverá ser estendida aos pais, no qual cada residência poderá ter também a sua horta, mostrando a importância do uso de alimentos orgânicos.
Todas as atividades desenvolvidas por cada escola serão exibidas neste site.